Por que seu filho menor de dois anos não precisa comer chocolate na Páscoa

Acredite. A embalagem que faz barulhinho é muito mais divertida para ele que comer o ovo. E se você quer tirar fotos temáticas para guardar, você pode dar uma cenoura.


Seu filho não está "nem aí" se alguém gastou R$ 65,00 por 120g de chocolate para ele!


E eu sei que ele não vai ficar doente nem ganhar peso além do esperado se você oferecer um pedacinho de chocolate na Páscoa. Mas ele também tem toda a vida para comê-lo, assim como outros alimentos com açúcar. E será muito mais divertido quando uma caça aos ovos fizer parte do ritual.


O que sabemos é que nessa fase da vida as crianças estão criando em alta velocidade novas sinapses (caminhos cerebrais), e entre elas, as preferências alimentares.


Todos nascemos com preferência por açúcar. A teoria mais lógica é que essa é uma adaptação evolutiva, pois o leite materno é doce, o que facilita que o bebê procure pela mama e sobreviva.


Quando expomos a criança tão nova a uma concentração de açúcar tão alta como a presente nos doces, isso atrapalha o caminho natural dela para que goste de frutas e vegetais (sim, vegetais também, pois cenoura, moranga, beterraba, batata... são doces! - só não tão doces quanto chocolate).


Vamos aproveitar essa fase em que a criança aceita que os pais sabem o que é melhor para ela. (Você vai ver como loguinho isso muda!)

Você pode tranquilamente negar o chocolate, caso esse tenha parado nas mãos dela, e logo trocar a atenção dela para algo mais interessante (para ela). E não se preocupe que isso não gerará nenhum trauma! (Assim como se ela pegasse algo pontiagudo na mão você também tiraria sem nem pensar, não é mesmo?)


Já, quando a criança é mais velha, quando começar a entender o que é chocolate e que outras pessoas da idade dela também comem, e que o risco de aumentada preferência por doce estiver reduzido, daí então o chocolate (e outros doces) podem fazer parte da vida da criança, sem excessos e sem terrorismo.


Então, se seus filhos menores de dois anos ganharam chocolate, aproveite, e coma você!

© 2018 by Marina Ferrari

EMAILverde.png
IGitemverde.png
faceverde.png
       Unauthorized use and/or duplication of this material whether written work or artwork, without express and written permission from this website’s author and/or owner is strictly prohibited. Excerpts and links may be used, provided that full and clear credit is given to Marina Ferrari Nutritional Counselling IBCLC, with appropriate and specific direction to the original content.